Olha aí, a Literatura e o carnaval! É samba no pé e livro na mão!

Já pensou se o galo da madrugada, sumisse bem na véspera do Carnaval? 

Essa é a história divertida de Fabiana Karla e Rosinha Campos (Editora Rocco).

Enquanto o galo não é encontrado, suspendem a festa. Afinal, como fazer a festa do galo sem o galo da madrugada? Então, todo mundo se junta para procurá-lo, passando por diversos lugares do estado de Pernambuco. A ilustração em cordéis, usa xilografias e retalhos de chita.

“O carnaval dos bichos aloprados”, Januária Cristina Alves e Joana Lira (Nova Fronteira)

O Carnaval dos bichos aloprados é uma ficção divertida que encanta as crianças, enquanto apresenta o rico universo do Carnaval de Recife e de Olinda. O texto faz uma deliciosa brincadeira – um jogo de esconde-esconde, um grande encontro dos personagens do Carnaval pernambucano! As ilustrações exuberantes de Joana Lira completam o texto lúdico e rimado de Januária Cristina Alvesibi, e fazem desse “bloco”, uma festa deliciosa!

É com essa que eu vou

Cansada de usar sempre fantasia que sua mãe escolhe todo ano, para o baile de carnaval, a menina vê um anúncio de jornal e tem uma ideia incrível!

Nessa história, ela surpreende a todos e a si mesma ao decidir fazer as coisas a seu modo. Qual será a fantasia que a menina vai usar?

No fim do livro, o leitor ainda vai conhecer a história do carnaval e até a marchinha que inspirou esse livro.

“A escola do cachorro sambista”, Felipe Ferreira e Mariana Massarani (Ática)

Sambista é um cachorro muito simpático que mora na quadra da Escola de Samba Unidos do Batuque.  Por meio dele, o leitor vai conhecer bem de perto, como se define o tema do samba-enredo até o dia de apresentá-lo na avenida. O texto traz informações fornecidas por Sambistas a personalidades marcantes do carnaval brasileiro. A ilustração rica complementa de forma deliciosa esse belo livro.