Outro dia, minha netinha, sentada em frente à minha estante de livros, pegou cada um com cuidado, empilhou-os como torres e inventou uma verdadeira cidade. Depois, folheou cada livro – com capa dura, capa mole (como ela diz), capa colorida, capa velha, capa nova. Foi muito divertido ficar ali, só observando.
Naquela época, ela tinha três anos e fez exatamente isso: explorou meus livros como objetos. Mas o que mais me fascinou foi que ela brincou de ler… Passava as páginas finas de livros grossos e olhava da esquerda para a direita como uma verdadeira leitora, prestando muita atenção.
O contato que um bebê tem com o livro é, de fato, o mesmo que tem com qualquer objeto – ou seja, oral. Ele quer sentir o livro, saber que gosto tem, qual é o cheiro e tudo isso que você já sabe. Se o livro rasga, então ele vai experimentar isso… rasgando o livro!
Mais adiante, a atividade começa a ser mais exploratória, assim como acontece com outros objetos. Afinal, qual é a atividade principal de uma criança até por volta dos três anos? Pegar, amassar, abrir, fechar, empilhar, rolar, atirar, até comparar tudo que estiver ao seu alcance! Isso também se aplica aos livros.
Por isso, é superimportante ter livros pela casa, para eles fazerem parte do mundo da família, assim como os controles remotos da TV. Eles estão por todo lado, não é? Temos chaves do carro, de casa, da cristaleira… Objetos que a criança reconhece e sabe para que servem. Com os livros, deve ser o mesmo! Eles precisam sair das estantes… dos “andares altos” e inalcançáveis! O livro precisa passear pela casa, andar de carro, voar no avião, ir de bicicleta.
O livro vai para o restaurante, para a lanchonete e até escorrega no parquinho.
O livro vai para a praia e pode ficar até na cozinha.
Ah, e não se esqueça: a criança aprende pelo exemplo! Então, pegue um livro e leia para que ela perceba que você está lendo…
Aposto que você faz isso com o guardanapo na mesa, não é? Você usa para que ela veja você usando! Então, vá lá e use um livro para que ela veja você usando (ou melhor, lendo, né?).
Use um livro! Vai! Qualquer um!